sábado, 7 de julho de 2012

O ESPETACULAR HOMEM ARANHA


Deixando de lado a opção do estúdio por recomeçar do zero, o legal dessa produção é que ela permite ao espectador comum cair na teia do personagem sem muitas dificuldades e junto com ele. Num piscar de olhos, o roteiro cerca você de mistérios que envolvem o desaparecimento dos pais e a amizade deles com o tal cientista. Claro que existem licenças criativas para que determinadas situações sejam resolvidas de maneira rápida, mas é inegável que as angústias de um adolescente ligado em fotografia e Alfred Hitchcock estão ali. Um dos pontos altos, por exemplo, são os toques de realidade neste ambiente fantasioso, com o Aranha se ferrando (sem duplo sentido) diversas vezes ao longo da história. Além de cumprirem a função de aproximar o imaginário do real ao mostrar um herói machucado, rendem momentos engraçados.


Baseado na criação de Stan Lee (que faz ponta cômica), o longa partiu de uma história de James Vanderbilt (Zodíaco), que também escreveu o roteiro na companhia das mãos experientes de quem fez os outros Homem-Aranha (Alvin Sargent) e a franquia Harry Potter (Steve Kloves). Na contramão, o novato Marc Webb (estreou no cinema com o "gostoso" (500) Dias com Ela de 2009) conseguiu imprimir seu estilo e, como era de se esperar, algumas sequências do casalzinho são tocantes. O diálogo sem jeito deles no corredor da escola ou a cena do primeiro beijo são ímpares. Aliás, o elenco está afiado e Garfield dá um show como o novo herói aracnídeo. Portanto, se a tia May diz para ele que "segredos têm um preço", esses aqui vão de graça para você: não perca essa aventura e não saia da sala quando as luzes se acenderem. Tem cena importante logo após o início dos créditos finais.

Enfim, é um ótimo recomeço, divertido, um ótimo Peter parker, efeitos muito bons, mas longe de ser um espetáculo, como foi Os Vingadores. Mas uma continuação é inevitável, e estamos ansiosos por ela.
Maurício Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário pois ele é importante para a melhoria deste blog.