sábado, 21 de janeiro de 2012

SÉRIES JAPONESAS QUE JAMAIS SERÃO ESQUECIDAS


Jaspion, Changeman, Flashman chegaram graças á segunda guerra mundial, isso mesmo.Eu explico: por contas da onda nacionalista que tomou os EUA na época, quando surgiram o Capitão América e as vendas de Superman, Mulher Maravilha tomaram proporções absurdas. O Japão com medo que a cultura americana invadisse o território asiático decidiu criar seu próprio modelo de heroísmo.
Surgiram os Tokusatsus, que viraram febre no Brasil nos anos 80 e que, recentemente chegaram para atingir os mais novos com o lançamento de boxes de clássicos, passando de National Kid( em preto e branco) até o recente Ryukendo.
Voltando ao passado, a grande responsável pela febre que tomou conta do país, se dá pelo nome da hoje finada TV Manchete, que passou a exibir seu primeiro sentai, Jaspion em 1988, a partir daí em todos os lugares se encontrava a figura do herói e seu robô gigante Daileon, desde álbum de figurinhas, gibi e chegando até a um circo criado em homenagem a Jaspion. E um detalhe curioso sobre o circo: as armaduras utilizadas nas apresentações eram as mesmas do seriado.Com o alto retorno de Jaspion para a emissora, novas atrações foram sendo adquiridas.

Uma mina de ouro, foi com esse pensamento que a TV Manchete via os tokutsakus, vamos a alguns deles: Changeman, Flashman, Jiraya, Jiban. Black Kamen Rider( lançados em DVD), Cybercops, Lion Man...
vendo o enorme sucesso, outras emissoras começaram a trazer outros títulos, a Band importou Metalder e Sharivan, e a Globo foi de Space Cop, Ultraman e VR Troopers( tida como Jaspion 2, sem nenhum sentido, apenas por marketing).

A partir de novas matérias, irei trazer a história das principais séries e muitas curiosidades a respeito dos sentai.Até hoje novas séries são produzidas no Japão, sem no entanto, apresentar o mesmo sucesso e no Brasil, são exibidas por emissoras menores com programação local, como a Ulbra TV.
Mais uma prova que Jaspion e companhia dificilmente cairão no esquecimento.

2 comentários:

  1. aaaah mano, que saudade.
    especialmente de Changeman e Flashman: o Super Sentai sempre foi o meu gênero de tokusatsu favorito desde a infância, que eu até brincava com o meu irmão e talz.
    eu tive um jorro de nostalgia assistindo Gokaiger pela internet; cara, muito bom como eles mesmos não esquecem.

    ResponderExcluir
  2. Puxa cara,baixei a coleção de vários tokusatsu,dentre eles;Changeman,Jaspion,Flashman,Jiban,Jiraiya.....nossa,chorei vendo eles.
    Sinceramente,NUNCA mais foi feito algo tão brilhante como isso até hoje.Se isso é ser nerd,....sou de carteira assinada e empresa registrada.

    ResponderExcluir

deixe seu comentário pois ele é importante para a melhoria deste blog.