sábado, 3 de dezembro de 2011

ESPECIAL ZUMBIS


             

Depois do post sobre os grandes filmes de vampiros, nada mais do que justo homenagear os meus maiores ídolos do cinema de terror, trata-se dos zumbis.Essa raça de mortos vivos sedentas de sangue e carne humana, que habita os cinemas a bastante tempo. E que atualmente fazem grande sucesso nas telinhas com a fantástica série "The walking dead".
Preparar essa lista foi um missão difícil, mas vamos a ela:
O primeiro,sem dúvida, é a obra prima de George Romero, "A noite dos mortos vivos"( 1968), quan do falamos de zumbis, logo esse clássico nos vem a cabeça. O próprio diretor George Romero já fez quatro continuações: O Despertar dos Mortos, O Dia dos Mortos, Terra dos Mortos e O Diário dos Mortos, não fez o sucesso dessa primeira produção, mas sempre é prestigiada por todos os fãs do mundo.
Na seqüencia, temos Zombi(1979) de Lúcio Fulci, produção italiana que começava um grande número de filmes que baseavam-se no cenário americano. E não foram muito maus, como críticos da época afirmavam,esse longa principalmente.
Tivemos também, a refilmagem de Romero "A noite dos mortos vivos"(1984), com direção de Dan O'Bannon, que trouxe um filme que além de assustador, tem um lado que era explorado pela primeira vez em um longa de zumbis, o humor cômico para dar uma aliviada na tensão que o mesmo trazia.
"A Maldição dos mortos vivos"( 1988), com direção de um  dos grandes mestres do terror em todos os tempos, Wes Craven, o pai de Freddy Krueger e da série Pânico, o longa traz uma história de vodu havaiano, onde pessoas são enterradas vivas e voltam com a segue de vingança aos que lhe causaram essa desgraça.

          


                      

Antes de se tornar um diretor respeitado atualmente, Peter Jackson, iniciou sua carreira nos filmes B de zumbis, entre eles "Fome animal"(1992), com trama no início dos anos 50, um macaco inicia um vírus para criar uma nova horda de mortos vivos.
Continuando temos a saga "Resident Evil"(2002- 2010), que baseado em um famoso game de sucesso, investe na mistura terror e ação, com Milla Jovovich interpretando Alice, a caçadora dos zumbis, fazendo a macharada babar.

                        

"Extermínio"(2002) de Danny Boyle, trouxe uma visão completamente diferente dos zumbis, com esses seres sendo verdadeiros maratonistas, ao estilo Usain Bolt, a capacidade de fuga torna-se mais difícil e assustadora.
Na mesma toada, tivemos "Madrugada dos Mortos"(2004) de Zack Snyder(300), com um grupo de refugiados presos em um shopping center, tornou-se uma das grandes adaptações do universo dos zumbis, muito elogiada.
"Todo mundo quase morto"( 2004), com Simon Pegg, um filme sátira na verdade, mas que não deixa de ser marcante, como na cena em que o personagem principal sem saber do vírus que afeta a cidade, caminha normalmente e faz suas compras como se nada estivesse acontecendo.Hilário.

                            

"Planeta terror"( 2007), Primeira parte do projeto Grindhouse, quando Quentin Tarantino e Robert Rodriguez resolveram fazer uma homenagem às sessões duplas que rolavam em cinemas poeiras nos anos 70, sempre com filmes vagabundos com roteiros que privilegiavam sexo e violência gratuitos. O filme fala de um gás venenoso que transforma pessoas em zumbis comedores de carne, destaque para participações do próprio Tarantino e de Bruce Willis.


"Rec"( 2009), uma produção espanhola, traz um dos filmes mais assustadores que já assisti, na mesma linha de cinema em primeira pessoa, como em"A bruxa de Blair"( 1999) e "Cloverfield"( 2009), uma repórter faz um matéria em um corpo de bombeiros no melhor estilo E24 da vida real, mas na primeira chamada, eles são enviados para um prédio, onde uma senhora encontra-se doente, a partir daí são cenas de puro terror e encurraladas no local. Vale a pena. "Rec 2" já foi lançado, e as demais continuações vem aí, sem falar na adaptação americana de pouco sucesso, "Quarentena"( 2010).

                  

Pra fechar, "Zumbilândia"( 2009) com Woddy Harrelson e Jesse Eisenberg, O filme acompanha alguns sobreviventes em um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis tentando encontrar um lugar que não tenha sucumbido a praga. Muito divertido e marcante para o gênero.
Sem falar da série "The walking Dead"( 2010- 2011) que está na sua segunda temporada, e acaba de ser adquirida pela Bandeirantes, para exibição no próximo ano. È a chance de mais fãs se formaram no Brasil.
Esse foi o especial zumbis.
Até a próxima
Maurício Monteiro

Um comentário:

  1. Venho aqui para parabenizar pelo ótimo post, eu sou viciado em Zumbilândia, pra mim é o melhor filme de zumbi, mas eu vi o Rec 1 e 2, e é muito assustador, muito mesmo, principalmente na parte que a polícia arromba a porta e a velha zumbi ataca os bombeiros, se eu não me engano o vírus letal é o da raiva. Também já vi todos os Quarentenas, e é um filme perfeito, eu adoro o final, como também já vi todos os outros filmes e seriado citados aqui, menos o Dead-Alive. Parabéns pelo especial!

    ResponderExcluir

deixe seu comentário pois ele é importante para a melhoria deste blog.