quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ESPECIAL VAMPIROS

 E aí pessoal tudo em cima?
A matéria de hoje vai abordar um tema que eu adoro, o universo dos vampiros.
Estamos ás vésperas de uma saga que não vou mencionar que quase conseguiram acabar com a imagem sanguinária, assassina e impetuosa dos seres da noite.
Pois bem, nesse espaço vou colocar alguns filmes, seriados e personagens que marcaram em todos os sentidos, as características de uma das espécies mais assustadoras do cinema.
Para começarmos temos a primeira aparição de "Nosferatu" (1922), um dos maiores clássicos do gênero, com a aparição de um ser totalmente assustador, uma obra do cinema que trata de uma adaptação de um romance de Bram Stoker.Esse mesmo longa teve uma refilmagem, na década de 70, abaixo do original, mas respeitada. E por fim, em 2000, tivemos a " Sombra do vampiro", com  presenças inspiradas de John Malkovich e William Dafoe, com uma história sensacional que trazia uma lenda muito misteriosa do primeiro Nosferatu  de 1922, da que ele não era um ator, mas sim um vampiro de verdade.
O primeiro filme de destaque do universo vampiresco, foi "Drácula"( 1931) com Bela Lugosi, dando início a uma série de filmes, como "A filha de Drácula"(1936),e " O filho do Drácula"(1943).

                   

Esse clássico foi refilmado em 1979, com Frank Langella no papel principal, mais para a frente tivemos Christopher Lee estrelando " O vampiro da noite" ( 1958), com uma atuação simplesmente brilhante, que o deixou como uma das maiores versões de Drácula no cinema.
Sem Lee, a sequencia do longa, "As noivas de Drácula" (1960), trazia novamente o caçador Van Helsing, interpretado por Peter Kushing. 
Em 1964, tivemos a primeira aparição de Robert Neville, ao contrário do recente filme estrelado por Will Smith, " Eu sou a lenda"( 2007), que tinha no centro de tudo, os zumbis, nessa primeira adaptação com Charlton Heston, " A última esperança da Terra", o longa traz a batalha contra os vampiros, com muita ação e doses de suspense.
Continuando, temos a adaptação do mestre Stephen King, com seu "A Mansão Marsten"( 1979), com mais uma versão do vampiro Nosferatu.
As mais divertidas sagas de vampiros, encontra-se em "A dança dos vampiros"( 1967),,Once Bitten(1985) com Jim Carrey,"Deu a louca nos monstros"( 1987) e "Drácula- Morto mas feliz"( 1995) com Leslien Nielsen.
"A hora do espanto"(1985), trouxe mais uma versão dos vampiros, com muito sangue, comédia e atuações magistrosas, o deixando como um dos clássicos dos anos 80, com uma refilmagem lançada recentemente com Collin Farell.
Ainda nos anos 80, temos "Os garotos perdidos", com Jack Bauer( Kiefer Sutherland) no início de carreira.

                                             

Finalmente, temos "Drácula de Bram Stoker"(1992), um excelente filme de terror, com um elenco sensacional, como Gary Oldman, Winona Ryder,Keanu Reeves, Anthony Hopkins. "Entrevista com o vampiro"( 1994), com Tom Cruise e Brad Pitt, trazendo uma trama bem construída e de bastante sucesso."Um drink no inferno"( 1996), do mestre Tarantino, com George Clooney. As séries de TV, Buffy(1992), e "Angel"(1994).

     

A trilogia de aventura com Wesley Snipes, "Blade"(1998- 2004), e a grande saga "Anjos da noite"(2003), explorando a batalha entre vampiros e lobisomens.E, mais recentemente, "30 dias de noite"(2007), um filme intenso, com momentos de puro terror e que funcionam em todos os aspectos, e "Deixe ela entrar"(2008), tanto a versão espanhola como a americana, agradam em cheio.

            

E, as séries "True Blood"(2008- 2011) e "The vampires diaries"(2009- 2011), que apesar de se parecer um pouco com "Crepúsculo", deixa uma imagem "boa" dos vampiros.

       

Então, esse são apenas uma pequena parcela das grandes produções que os vampiros estrelaram nesse tempo, e quem acha que eu deixei um bom filme de fora, é só comentar.
E não perca seu tempo assistindo a moda dos adolescentes, eles nunca viram o que realmente importa. Vampiros clássicos e assustadores.
Até a próxima
Maurício Monteiro


Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o post inteiro, Crepúsculo, entre outros filmezinhos de vampiro adolescente, é tudo bobeira, o verdadeiro vampiro não está em busca de um casamento com uma menina, sendo que tem um lobisomem que está com ciumes... O verdadeiro vampiro é sedento por sangue, sua vida se baseia na caça por sangues, de qualidade..

    Parabéns pelo post.

    Equipe do blog Somos Nerds.

    ResponderExcluir

deixe seu comentário pois ele é importante para a melhoria deste blog.